PROJETO MORADORES IRÁ REVIVER HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE SABARÁ.

Moradores - A Humanidade do Patrimônio é um movimento de arte urbana pela valorização da memória dos moradores como sendo o maior patrimônio que uma cidade pode ter. Tudo começa com uma tenda branca montada em uma praça pública, uma câmera apontada e um convite. Nesse instante, mais do que o ato de se deixar fotografar, o morador – anônimo ou mestre do saber - é chamado a se reconhecer como patrimônio cultural de sua cidade e a contar sua história de afetividade com o território. Essas fotografias e relatos são transformados numa exposição de retratos em grande formato, num varal fotográfico e num filme documentário, tudo acontecendo nas ruas da cidade.

O ano de 2021 marca o centenário da ArcelorMittal Aços Longos no Brasil, tendo o município de Sabará como o primeiro local em que a empresa se instalou no Brasil, ainda como a antiga Belgo Mineira”. A realização de uma etapa do Projeto Moradores na cidade é uma das ações promovidas para celebrar o centenário nas comunidades onde está inserida. 

O projeto Moradores é uma criação da NITRO Histórias Visuais, de Belo Horizonte. Já passou por cinco estados, 21 territórios e registrou a história de aproximadamente 3.500 pessoas. Foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como uma ação de sucesso em Educação Patrimonial. 

 

Exposição e filme sobre Sabará

Uma grande celebração pela memória de Sabará. Isso acontecerá no dia 04/12, na Praça Melo Viana (Igreja do Rosário), quando será aberta uma exposição de retratos dos moradores (12 painéis de 4m x 2m), um varal fotográfico e a exibição de filme documentário. Também será promovido um concurso de redação, onde estudantes de Sabará irão contar histórias sobre moradores da cidades. Uma comissão julgadora irá eleger as vencedoras, que farão parte do catálogo da exposição.

A etapa de Sabará tem o patrocínio e é uma realização da ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem o apoio da Prefeitura de Sabará e do projeto Borrachalioteca.

O Projeto Moradores foi criado em 2002. Passou por 21 territórios em cinco estados: São Paulo (Campinas), Rio de Janeiro (Paraty e Rua Dois de Dezembro/Rio de Janeiro), Bahia (Juazeiro), Pernambuco (Petrolina) e Minas Gerais (Edifício JK/BH, Bairro da Lagoinha/BH, Belo Horizonte, Bocaiúva, Diamantina, Distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras/Serro, Ipatinga, Itatiaiuçu, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Muriaé, Ouro Preto, São João Del Rei, Serro e Tiradentes).