Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento local e comunitário por meio da arte e da cultura, o programa promove ações de formação de artistas, gestores, empreendedores culturais, públicos e plateias.
Diversas comunidades com pouco ou nenhum acesso a projetos artísticos e culturais são beneficiadas por oficinas, cursos e apresentações em praças públicas que despertam a atenção e o interesse pelas artes e representam uma oportunidade de profissionalização de artistas e empreendedores culturais.
Valorizando e respeitando os saberes e os fazeres locais, o programa também atua com foco na democracia cultural, promovendo a descentralização de recursos financeiros, que são repassados por meio de micro editais com premiação em dinheiro. O programa busca dar oportunidade aos empreendedores e artistas das zonas periféricas (rurais e urbanas) de dinamizarem o aprendizado por meio da prática.
Além de incentivar a formação dos empreendedores e artistas locais, o programa ativa toda a cadeia econômica e produtiva, e gera a mobilização da comunidade em torno dos produtos s que são apresentados em mostras do trabalho artístico fomentado com os recursos repassados pelos editais.
O programa é viabilizado por meio das Leis Federal de Incentivo à Cultura e das Leis Estaduais de Incentivo de Minas Gerais e de São Paulo.
Início: 2011
Parceiros: Secretarias Municipais de Educação e Cultura e Empreendedores Culturais