Viva seu Voto

A iniciativa busca contribuir para a conscientização de jovens sobre a importância do voto.

Para mobilizar jovens estudantes sobre a importância do voto, a Fundação ArcelorMittal lançou, em 2018, o projeto Viva seu Voto!, realizado com alunos do 9º ano da rede pública de ensino. Com idades entre 13 e 15 anos, é neste momento que os futuros eleitores são despertados para o exercício cidadão e de escolha dos nossos futuros governantes.

O projeto tem a missão de instigar os alunos a discutir conceitos de democracia e República, atribuições e relações entre os três poderes (legislativo, executivo e judiciário), mecanismos para uma participação democrática, história do voto, planos de governo, fake news, entre outros temas oportunos. Para isso, os professores das escolas públicas dos municípios contemplados foram capacitados e receberam materiais de apoio para aplicar o conteúdo nas disciplinas de Português, Matemática e História. No final do projeto, em uma simulação, os alunos são estimulados a se candidatar e participar de uma campanha eleitoral, para compreensão prática do conteúdo.

Com essa iniciativa, a empresa busca disseminar a importância do voto consciente e, consequentemente, contribuir para um futuro melhor do Brasil.

O programa está alinhado às competências 1,2,4,6,7 e 10 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Clique aqui para conferi-las.

 

Clique aqui e confira o material educativo.

 

Início: 2018

Público: Alunos do 9º ano da rede pública de ensino