AÇÃO SOCIAL NO MUNDIAL DE VÔLEI


Cerca de 300 crianças e jovens de projetos esportivos tiveram uma agenda muito especial na tarde desta quinta-feira, 09/12, no Horto, espaço anexo ao Ginásio Divino Braga, que recebe o Mundial de Clubes de Vôlei até o próximo sábado, 11/12. Os meninos e meninas participaram de uma clínica de vôlei e também puderam assistir a uma palestra com o líbero Serginho, bicampeão olímpico com a Seleção Brasileira de Vôlei. A ação foi promovida pela ArcelorMittal, patrocinadora do Sada Cruzeiro e do torneio. Entre os jovens talentos, muitos alunos dos projetos sociais de Betim, de escolinhas ligadas ao time celeste, e crianças de projetos da ArcelorMittal.


Em outubro o Sada Cruzeiro anunciou o patrocínio da empresa, que é a maior produtora do Brasil, líder no mercado global de aço e se consolida como a maior incentivadora do esporte em Minas Gerais. Nos últimos dez anos, mais de 20 milhões foram investidos pela ArcelorMittal no Estado, a partir da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, dos R$ 35 milhões investidos no Brasil. Os recursos, via Fundação ArcelorMittal, têm como foco apoiar a formação de atletas de base e a promoção da inclusão social por meio do esporte.


Herik Pires Marques, diretor da Fundação ArcelorMittal, deu as boas-vindas aos presentes. “A gente acredita muito nessa transformação a partir de três eixos, que são o esporte, a educação e a cultura. E quando nós vemos um projeto como esse acontecer, as crianças e jovens aqui, participando, vibrando e acreditando, isso nos enche de alegria, tanto pela Fundação ArcelorMittal, que completou 33 anos de atuação, quanto pela empresa, que completou 100 anos de Brasil no segmento de aços longos. Acreditamos também que a gente possa servir de exemplo para as outras empresas, para que elas possam, a partir das leis de incentivo, investir e apoiar atletas, nas diversas modalidades, e isso gera uma transformação social”, afirmou Herik.


“Iniciativas como a da ArcelorMittal e demais apoiadores desses projetos são muito importantes. Eu também sou um cara que incentivo muito essa prática, tenho um instituto em São Paulo que atende cerca de 400 crianças e adolescentes. Quero parabenizar a todos os envolvidos nesses projetos sociais em Betim e MG. Sabemos o quanto precisamos da iniciativa privada apoiando o nosso esporte e a nossa educação, que andam juntos na minha opinião. Quero agradecer à prefeitura e a todas as pessoas que fazem acontecer aqui em Minas, um celeiro do nosso voleibol. Aqui se produz muito jogador de vôlei, e jogadores excelentes, então que esse apoio continue, pois é muito importante para a nossa sociedade”, afirmou Serginho, que encantou as crianças e jovens com seu relato.

 
Também estiveram presentes na ação o diretor esportivo do Sada Cruzeiro, Flávio Pereira, o presidente da Federação Mineira de Vôlei, Tomás Mendes, e o secretário municipal de Esportes de Betim, Renato Ti-Rei. Antes, todos participaram de uma cerimônia de plantio de árvores no Horto. E após a palestra, todos os participantes, incluindo a garotada, seguiram para acompanhar o jogo entre Sada Cruzeiro e Trentino.

 

O patrocínio ao Sada Cruzeiro, anunciado em outubro, vai muito além da marca no uniforme do time. Tanto a ArcelorMittal como a Fundação ArcelorMittal estarão juntas no desenvolvimento de programas esportivos e sociais do Sada Cruzeiro, que atendem crianças e adolescentes em escolinhas de vôlei em vários municípios mineiros, como Betim, Contagem, Ouro Preto, Sete Lagoas, Ibirité, Ribeirão das Neves e Vespasiano.