STEAM Girls

STEAM Girls foi criado em 2020 com o objetivo de despertar o interesse e atrair meninas para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em que a presença feminina ainda é menor que a masculina. De acordo com pesquisas, apenas 35% dos alunos matriculados nas universidades são mulheres, e esse percentual é ainda menor nas áreas de engenharia e em tecnologia, não chegando a 28%. 

Inicialmente, o STEAM Girls promoveu encontros virtuais com personalidades femininas que atuam na área STEAM para as filhas de empregados do Grupo ArcelorMittal. O projeto ganhou força e foi ampliado para as meninas das comunidades.   

Em 2022, o projeto foi executado presencialmente em formato de carreta itinerante, levando aos municípios de São Paulo, Belo Horizonte, Contagem, Piracicaba, Resende, Juiz de Fora, Vitória, Serra e Rio de Janeiro uma expedição multidisciplinar. A expedição da carreta STEAM Girls é um convite para todas as meninas descobrirem seu potencial, oferecendo oficinas práticas, peças teatrais e palestras com jovens inspiradoras que atuam nas áreas STEAM. 

O STEAM Girls é alinhado com o programa de Diversidade e Inclusão da ArcelorMittal e aponta possibilidades de caminhos profissionais que privilegiam a equidade de gênero e valoriza a diversidade. 

 

Assista o dois primeiros episódios da nossa Websérie:

Episódio 1

Episódio 2

Confira a série completa aqui!