O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi palco, no último dia 10 de dezembro, do Conexão Liga STEAM 2024 — um evento que reuniu professores de todo o Brasil para troca de experiências, inspiração e aprendizados. A programação contou com palestras, painéis e a tão aguardada cerimônia de premiação do Prêmio Nacional Liga STEAM 2024, que reconheceu os destaques em diversas categorias. O evento contou com a presença de representantes de grandes organizações como L’Oréal Brasil, CBMM, UNESCO Brasil, ArcelorMittal e outras, reafirmando a importância e o impacto da Liga STEAM na educação brasileira.
A Liga STEAM é uma estratégia de educação desenvolvida pela Fundação ArcelorMittal em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a Tríade Educacional e a AVSI Brasil. Seu objetivo é disseminar a abordagem STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) por meio de uma atuação em rede, conectando pessoas e organizações para formar professores e preparar estudantes para enfrentarem os desafios reais do seu entorno.
Conexão que transforma
A abertura do evento ficou por conta de Camila Valverde, diretora executiva da Fundação ArcelorMittal, e Gilson Lima, diretor executivo da Fundação Banco do Brasil. Em seguida, Benilda Brito, ativista pela educação da rede Malala Fund e do N’Zinga Coletivo de Mulheres Negras MG, trouxe uma reflexão inspiradora sobre a importância de tratar identidade de gênero, racismo e contexto social nas escolas.
O primeiro painel do dia teve como tema “Educação para o trabalho: conectando jovens e oportunidades”, com mediação de Sofia Trombetta, diretora de Pessoas da ArcelorMittal Brasil. Participaram Helen Pedroso da L’Oréal Brasil, Léo Martins do Gerando Falcões e Selmara Ribeiro da Escola de Formação Profissional de Educadores de Minas Gerais, que trouxeram visões complementares sobre o tema. Na sequência, o painel “Jornada STEAM: Inclusão de meninas e mulheres nas carreiras STEAM” foi conduzido por Camila Valverde, diretora executiva da Fundação ArcelorMittal, com a participação da astrofísica Carolina de Assis, Christiane Canavero da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e Ana Luísa Beserra, empreendedora. No fim, foi anunciada a nova parceria entre a Fundação ArcelorMittal e a CBMM no programa Jornada STEAM, que visa preparar jovens mulheres para o mercado de trabalho.
Luciano Meira comandou a masterclass “Tecnologia e Educação”, propondo o debate sobre como a tecnologia pode potencializar o aprendizado e o protagonismo dos alunos em sala de aula. Logo depois, o painel “Justiça Climática: Pensar agora nos limites do planeta é bom pro mundo”, que também foi o tema do Prêmio 2024, trouxe Aline Vieira Sousa da UNESCO Brasil, Kamila Camilo do Instituto Oya e Taiani Vicentini, da Rede Municipal de Educação de Brusque/SC, com mediação de Fabrizio Pellicelli da AVSI Brasil. No encerramento do painel, foram anunciados os vencedores do Prêmio Nacional Liga STEAM 2024, em um momento de grande emoção e reconhecimento.
Para finalizar o dia, o talk com Francine Leal da GSS e Ubiraci Pataxó, educador, palestrante, terapeuta indígena e aprendiz de pajé, que trouxe um olhar sensível e profundo sobre a relação entre educação e a sociobiodiversidade. Durante a conversa, foi anunciado o tema do Prêmio Nacional Liga STEAM 2025: “Educação e Sociobiodiversidade”.
“O Museu do Amanhã foi o local ideal para a Conexão Liga STEAM 2024, por conta do seu ambiente futurista e inspirador. Tivemos um dia inteiro de muita inspiração, com educadores de todo o país participando, trocando de experiências e reflexões. Acredito que o evento se consolida como um marco na formação de profissionais preparados para transformar a educação no Brasil”, afirma Catarina Lutero, gerente de área de Investimento Social da Fundação ArcelorMittal.