Grupo ArcelorMittal, Pelé Academia e Resende FC firmam parceria para desenvolvimento de projeto social

Em 34 anos de história, a Fundação ArcelorMittal sempre teve a educação, a cultura e o esporte como seus eixos principais de atuação. As ações do núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal contribuem para a formação cidadã de crianças e jovens de diversas regiões do país. Hoje, somos uma das cinco empresas que mais investem no esporte brasileiro.

Na última quarta-feira (26), firmamos mais uma parceria que vai contribuir com a formação cidadã de crianças e adolescentes. Agora, o Grupo ArcelorMittal, Resende Futebol Clube e Pelé Academia, localizada na cidade de Resende (RJ), estão juntos em projeto social destinado aos jovens da região.

A Fundação ArcelorMittal irá investir na criação de núcleos do Resende FC em pontos estratégicos da cidade do sul fluminense. Estima-se que mais de 1.000 meninas e meninos, dos 5 aos 15 anos, passem pelo projeto apenas em 2023. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Inicialmente, seis núcleos, divididos entre futsal e futebol de campo, serão criados nos próximos dois meses para atender jovens da cidade e municípios vizinhos.

“Esporte, cultura e educação são os pilares para o desenvolvimento de qualquer cidadão. Construir junto é fundamental. Nosso objetivo é gerar transformação social, inclusão, e acreditamos que nossas ideias convergem com as diretrizes da Pelé Academia, que forma cidadãos, antes de formar atletas. Será uma parceria de muito sucesso. Estamos felizes com ela e acreditamos que tem potencial para crescer muito”, destacou Herik Marques, diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal.

As atividades desenvolvidas no estado do Rio de Janeiro não buscam apenas descobrir, preparar e treinar futuros atletas de futebol. O grande objetivo da parceria é promover um aprendizado completo aos jovens que participam do projeto, permitindo os desenvolvimentos esportivo, acadêmico e emocional.

Estrutura de primeiro mundo

Inaugurada pessoalmente por Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, em 2018, a Pelé Academia é um complexo esportivo que dispõe de infraestrutura completa, com campos de nível internacional, academia, dormitórios, áreas de lazer e uma equipe multidisciplinar, com médicos, nutricionistas, psicólogos, preparadores físicos e fisioterapeuta. Hoje, o local também é usado como Centro de Treinamento do Resende FC, clube que faz parte da elite do futebol carioca. Desde 2019, o time tem parceria estratégica com o Olympique Lyonnais, da 1ª divisão francesa. A partir de agora, além de investir na base do Gigante do Vale, a ArcelorMittal vai estampar a sua marca nas camisas das equipes de futsal (sub-9, sub-11 e sub-13) e no futebol, do sub-15 ao sub-20.

“Por meio de projetos incentivados, e com o trabalho de excelência, conseguimos despertar a atenção de uma empresa gigante, que tem duas grandes fábricas na região, sendo uma em Resende e outra em Barra Mansa. É o maior grupo de siderurgia do mundo atrelando sua marca ao maior jogador de futebol de todos os tempos” destacou o diretor-executivo do Resende, Eduardo Gomes.

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, a Fundação ArcelorMittal ocupa o lugar de maior patrocinadora do esporte em Minas Gerais e está entre as cinco maiores investidoras do esporte no país, por meio de Leis de Incentivo. Na última década, incluindo o valor aplicado por meio das Leis de Incentivo Estaduais, foram mais de R$ 47,5 milhões investidos em projetos esportivos que atenderam cerca de meio milhão de pessoas. Em 2021, a Fundação alcançou o valor recorde de investimento pela Lei Federal: mais de R$ 12 milhões, direcionados para 21 projetos. Entre os seus principais aportes estão o patrocínio ao Sada Cruzeiro, Stock Car e projetos de formação de atletas de base que atuam ainda na inclusão social e, por meio da Política de Investimento Esportiva, na democratização do acesso ao esporte e fortalecimento do vínculo do aluno com a escola.

Sobre a Pelé Academia

A Pelé Academia surgiu a partir de um desejo externado pelo Rei do Futebol, logo após anotar o milésimo gol. Pelé desejava que as crianças do Brasil tivessem educação, lazer, cidadania e, com isso, a oportunidade de buscar um futuro melhor. O projeto foi desenhado e teve seu lançamento anunciado no dia 2 de agosto de 2016, em um evento na zona sul do Rio de Janeiro. O Tricampeão mundial e atleta do século XX, apresentou a metodologia que consiste na descoberta, preparação e treinamento de atletas em conexão com a educação. Com as obras concluídas em 2018, o Rei inaugurou o centro de treinamentos, que também é usado pelo Resende Futebol Clube.

Sobre o Resende Futebol Clube

Fundado em 6 de junho 1909, o Resende Futebol Clube vem se consolidando como um dos principais clubes formadores do futebol do Rio de Janeiro. O clube está, desde 2008, na elite do futebol carioca, tendo diversas campanhas de destaque neste período, entre elas, o vice-campeonato da Taça Guanabara, em 2009, e mais recentemente o título de Campeão da Taça Rio de 2022. Em 2019, uma parceria histórica foi firmada entre o Resende Futebol Clube e o Olympique Lyonnais, da França (um dos maiores clubes de futebol do mundo, e referência na formação de atletas).