Fundação ArcelorMittal participa do 12º Congresso GIFE – Desafiando Estruturas de Desigualdades

O Memorial da América Latina, na cidade de São Paulo (SP), foi a sede do 12º Congresso GIFE – Desafiando Estruturas de Desigualdades. Entre os dias 12 e 14 de abril, os participantes do evento se reuniram para conversas, debates e exposições que discutiram sobre como as desigualdades impedem o acesso de parte da população (negros, povos indígenas, comunidades tradicionais) aos direitos fundamentais, como equidade racial e de gênero e segurança alimentar. 

Patrocinadora Master do evento, que é o maior encontro sobre Investimento Social do Brasil e reúne as principais lideranças do setor e representantes do poder público, a Fundação ArcelorMittal foi representada pelo diretor superintende Herik Marques. A roda de conversa “ASG e os limites das estratégias das empresas para promoção de equidades” tinha como proposta refletir sobre o papel e os caminhos possíveis das empresas, institutos e fundações na promoção das equidades no Brasil, além de promover ações de sustentabilidade. A roda de conversa teve a mediação de Patricia Loyola e também contou com as participações de Fábio Alperowitch (Fundador da FAMA Investimentos), Guibson Trindade (Gerente Executivo na Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial) e Marisa Santana (Gerente de Impacto Social em ESG no Instituto Nu). 

“Precisamos trazer as discussões do Investimento Social para dentro das organizações e pautar o planejamento estratégico. A mudança acontece a longo prazo Precisamos mudar os hábitos, para virar comportamentos e aí se tornar uma nova cultura”, comentou Herik Marques. 

Sobre a Fundação ArcelorMittal 

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br. 

Sobre o GIFE 

O GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas é uma organização que trabalha pelo fortalecimento da filantropia e do investimento social privado no Brasil. Há 27 anos como referência no tema, atua em diálogo contínuo com institutos, fundações e fundos familiares, corporativos, independentes ou empresas, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, promoção da democracia e diminuição das desigualdades no país.