Fundação ArcelorMittal inaugura laboratórios de robótica e tecnologia em Piracicaba

Na última quarta-feira (29), a Fundação ArcelorMittal inaugurou dois laboratórios de robótica e tecnologia que irão atender a rede pública de ensino de Piracicaba (SP). O evento de entrega dos espaços foi realizado na Secretaria de Educação do município e contou com a presença de representantes do Grupo ArcelorMittal, poder público, educadores e estudantes da região.

A proposta dos laboratórios é promover e aplicar os conceitos trabalhados na metodologia STEAM (acrônimo, em inglês, para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) no ensino de crianças e adolescentes. Tudo isso por meio de práticas dinâmicas e inovadoras. Com os equipamentos de ponta à disposição, os jovens poderão desenvolver habilidades e competências que fazem toda a diferença na formação do cidadão que é protagonista de sua história e contribui para solucionar os desafios enfrentados pela sociedade.

Para Herik Marques, diretor superintende da Fundação ArcelorMittal, os laboratórios serão importantes ferramentas na educação das crianças e adolescentes de Piracicaba. “Os estudantes da rede municipal vão ter contato com uma abordagem inovadora e moderna, que vem sendo aplicada em vários países no mundo. Reforçamos o nosso compromisso em participar ativamente da construção de um futuro com oportunidades para todos”, comenta.

O Laboratório de Robótica Lego, que se chama Lab Mentes Brilhantes, irá funcionar na Secretaria de Educação de Piracicaba. O local passou por reforma, foi mobiliado e equipado com kits de robótica Lego e notebook. O laboratório irá levar a prática da robótica aos alunos das escolas que compõem a rede pública municipal, da educação infantil ao ensino fundamental. Agora, 12 educadores passarão por um treinamento e serão os gestores do espaço. “Essa parceria com a ArcelorMittal chega em um momento muito importante para a educação em Piracicaba. Iniciamos um projeto transformador, com um novo método de ensino, com entrega de 7 mil chromebooks, que possibilitarão aos 36 mil alunos aprender diferentes habilidades, e aos professores acesso a ferramentas mais dinâmicas e modernas”, destaca o prefeito Luciano Almeida.

A segunda casa da ciência em Piracicaba está na Escola Municipal Professora Antônia Benedita, que recebeu um laboratório de tecnologia no valor de R$ 340 mil pela conquista do Prêmio Liga STEAM, em 2022, na categoria Ensino Fundamental, com o projeto “Super arquitetos do lazer em defesa da sustentabilidade”. Meninas e meninos poderão montar robôs, aprender a programá-los e reforçar os conceitos que são trabalhados nas áreas STEAM. Para Luis Augusto de Arruda Penteado, diretor das Unidades de Negócio da ArcelorMittal de Piracicaba e Três Lagoas (Sitrel), os espaços de tecnologia poderão ter um papel transformador na vida dos alunos da rede municipal de Piracicaba. “Dar acesso aos jovens às soluções inovadoras é contribuir para o seu crescimento. A ArcelorMittal, por meio da Liga Steam, compreende a importância da sustentabilidade em um cenário global que demanda pela inovação. Os laboratórios de tecnologia, além do legado patrimonial, proporcionarão aos jovens visibilidade em um mercado competitivo e oportunidades para a utilização de recursos que respondam aos desafios do nosso país”.