Acordes

Projeto de educação musical voltado para crianças e jovens de escolas públicas.

Criado pela Fundação e realizado em parceria com o poder público e empreendedores culturais, o Acordes contempla o ensino de música erudita nas escolas, contribuindo para o desenvolvimento dos alunos, ampliação do capital cultural e para a melhoria do desempenho escolar, por meio de ganhos de percepção, atenção e concentração.

As atividades incluem aulas semanais de flauta, violino e violoncelo. Trabalho em equipe, companheirismo e a convivência em grupo também são resultados do Acordes, que tem como objetivo a formação de uma Camerata Jovem em cada município onde está presente. No município de Piracicaba, o projeto contempla também o ensino do canto coral.

O projeto é viabilizado por meio das Leis Federal (Lei Rouanet) e Leis Estaduais de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e São Paulo e atuará em 6 municípios em 2022, sendo eles: Sabará, Itaúna, Juiz de Fora e João Monlevade em Minas Gerais, Piracicaba no estado de São Paulo e Feira de Santana na Bahia, com aproximadamente 100 alunos em cada cidade.

Início: 2011

Público: Crianças e jovens de escolas públicas

Parceiros: Secretarias Municipais de Educação e Cultura, Governo Federal e Empreendedores Culturais

Assista à Websérie do Programa clicando aqui.