Projeto novo na área
![]() |
Em 2020, a Fundação ArcelorMittal lançará o projeto Jornada do Aço! A iniciativa vai integrar o calendário de escolas públicas, levando uma nova forma de aprendizado para os alunos do ensino fundamental, por meio da realidade virtual. Com esse projeto, que tem o objetivo de apresentar, de forma prática, a ciência aprendida no currículo escolar, os jovens poderão vivenciar todo o processo de produção do aço. A experiência vai encurtar as distâncias entre o aprendizado em sala de aula e a aplicabilidade prática do conteúdo fora da escola. “Durante muitos anos, a educação ficou restrita a livros e quadros negros, especialmente nos lugares onde os recursos são mais escassos.
O Jornada do Aço vem para proporcionar aos alunos novas vivências e um aprendizado mais dinâmico e alinhado com as necessidades do dia a dia”, explica Catarina Lutero, Analista de Projetos BP da Fundação.
Como vai funcionar
Com a experiência virtual, os estudantes poderão ver desde a produção do carvão até a aplicabilidade do aço em produtos do nosso dia a dia. “Acreditamos que, com a tecnologia, os alunos sintam-se mais atraídos pelas aulas. Queremos contribuir com a virada de chave da educação pública no Brasil e, por meio de projetos como esse, estamos apresentando uma nova forma de ensinar e aprender”, ressalta Catarina.
O Jornada do Aço, nome escolhido por meio de votação nas redes sociais, aberta à comunidade, será aplicado ao longo do ano. A expectativa é que quatro municípios recebam o projeto-piloto.