TRANSFORMAÇÃO QUE VEM PELAS NOTAS MUSICAIS

Nem mesmo a pandemia de Covid-19 foi capaz de impedir o sonho de inúmeros jovens estudantes de música. Devido às restrições impostas pela pandemia da COVID-19, os 150 alunos atendidos pela Orquestra Jovem das Gerais não se encontraram pessoalmente, mas participaram das aulas ministradas pela internet. 


O projeto, que oferece oficinas de instrumentos de cordas, sopro e percussão a crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social no município de Contagem/MG, busca gerar oportunidades culturais e profissionais, a partir da educação musical, transformando a vida dos alunos.


Exemplo dessa transformação é o jovem Kelvin Keesen.  Aluno de uma escola pública, Kelvin começou bem cedo a estudar clarineta e, pela Orquestra Jovem, conheceu vários países. Após ser aprovado em duas universidades públicas para estudar música, Kelvin compartilha o aprendizado com outras crianças: “Dediquem-se ao estudo do instrumento mesmo sendo muito jovens. Porque a música tem o poder de transformar vidas e transformar a sociedade como um todo. Digo aos pais que a minha missão não é só ensinar música, mas ensinar a essas crianças e jovens como serem pessoas melhores para contribuir com a sociedade”.


Deiziane de Oliveira seguiu os mesmos passos de Kelvin e 14 anos depois de participar da Orquestra Jovem, retornou ao projeto como professora, já formada em Viola Clássica pela UFMG. “É muito gratificante estar presente novamente no projeto onde iniciei e encontrei a minha profissão, ensinando crianças e jovens que assim como eu talvez não teriam a oportunidade de tocar um instrumento”.